terça-feira, 19 de março de 2013

Dudu Galvão 40



Hoje Dudu Galvão está fazendo 40 anos de vida. 

Assim como as bandas de rock jauenses dos final do 80 e começo de 90 (Estado de Shock, Contratempo, Skilo sem Grilo, Ultimatum) acabaram moldando meu gosto pelo rock ´n roll, Dudu Galvão na primeira metade dos anos 90 me mostrou muita mpb. 

Eu conhecia os clássicos do Gil, Caetano, Belchior, Jorge Ben, entre outros. Dudu me mostrou outras músicas, principalmente da dupla Caetano e Gil. 

Outros sons que Dudu me apresentou foi do Velho Lua. Os medleys do Gonzagão que Dudu tocava nos bares me fez procurar mais o Rei do Baião que completou 100 anos em dezembro de 2.012.



Dudu começar a tocar na noite em 1.992. E como nós acompanhávamos o Dudu. Até na Airosa Galvão a turma ia assistir. Dudu se apresentava como Dudu Galvão e banda. Muita gente tocou com ele. 

Uma das formações clássicos do Dudu foi com Guto Campana na bateria, Fernando Soares ou Adriano Francisquini no contrabaixo, Rodrigo Galdino no piano e Marcelo Lima na guitarra. Essa formação tocava direto no Jahu Clube Centro e Flamingos. Lima, que era meu primo,  faleceu em 01 de julho de 1.995 vítima de acidente automobilístico. A partir daí, Betinho Padrenosso e Edinho Rodrigues começaram a participar  dos shows com Dudu. Edinho toca até hoje. 


Dudu tocou em várias festas que fiz. Festa do Apito, Rei do Toca Gado, e o Arraial da Vaca Louca. Todos esses foi ano de 1.996 no Flamingos. Aliás, a Vaca Louca Dudu organizou junto comigo, Geraldinho Navarro e Luzymara Fayan. 



Dudu tocou também na primeira edição do Reveillon da Bocada, em 1.998. Eu e Fernando Rosella, o Coquinho do Circênico, fizemos junto com a Turma da Bocada o primeiro reveillon que foi na AABB. Dudu tocou com Betinho, Fernandinho Soares e Guto Campana ou Eduardo Vianna na bateria (não me recordo agora). Dividiu o palco com Os Patrões. 

Outra festa marcante minha que Dudu participou foi na Oficina Javel - "Pro Dia Nascer Feliz". Mesmo com a concorrência sorteando fusca, dando cerveja de graça a noite inteira, a Javel lotou. Pena que a vizinhança não deixou mais fazermos as festas lá. 

Dudu tocou na Volta do Canalha também em 1.999, festa de retorno do João Guerino para Avenida Dr. Quinzinho. Outra dobrada com Os Patrões.  Também fizemos com o Coquinho para cobrir um rombo de uma picareta que nos deu balão no Galpão Brasil. Mas é outra história eheheh.

Nesta festa, foi a estréia da logo do Canalha´s feita por Mario Candido e que o João Guerino usa até hoje


Dudu Galvão tocava em várias festas na cidade, no Jahu Clube Campo, Barbatana, Hallowens da Escola Internacional entre outros...




De mais ou menos 2.002 ou 2.003 até 2.006 ou 2.007, mais ou menos Dudu formou a Outra Trupe. Essa formação já tiveram vários músicos - Luiz Claudio Verde, Therty, Edinho, Silvio Pereira, Adriano Francisquini, Fernando Elder, Diego Salviato Giovani Romero, Marquinhos Moraes e o nosso saudoso Juninho Toledo. 


Nesta fase Dudu fez algumas apresentações no Santo e General. 

Dudu no Santo

No General me lembro de uma dobrada com a banda Marighela no ano de 2.002 e a abertura do show do Trio Virgulino em 2.007 no General e no ano passado em março no Tributo do Juninho Toledo. 

General - Festa Aniversário Matahare


Dudu sempre foi compositor mas nessa época do Outra Trupe que consolidou suas composições. Tendo a Lua, Até Quando, Sapiência, Quase, Todas as Tribos, participante do Subindo a Ladeira 2 do Selo Engenho em 2.005, O Preço, vencedora de melhor interpretação e composição de Jaú no Festival de Música em 2.006, entre outras. 



Sesc Bauru - 2006

Em Dezembro de 2.010 fez uma apresentação no Bar Brahma em São Paulo. 

Bar Brahma
Sob  forte influência de Caymmi, Gonzagão, Dominguinhos, Boldrim, Renato Teixeira, Caetano, Gil, Benjor, Marley, Nando Reis, Lenine, Zeca Baleiro, Dudu descreve sua música como:

"repletas de brasilidade, com bateria e guitarra marcantes, por vezes pesadas, mas com percussão e violão que seguram uma levada de raiz, quase tribal, quase primitiva, associados a melodias que remetem claramente à MPB, com letras de mensagens consistentes, sobre meio ambiente, preconceito, liberdade, etc. "



Dudu atualmente toca em bares de Jaú mas está mais focado na advocacia e nas aulas de Direito que ministra e na sua esposa Lucila e nos seus dois filhos Gabriel e Edgard.



Na minha opinião e na opinião de muita gente, Dudu é um dos compositores mais talentosos que esta cidade já teve. 

Espero que ele grave um cd com todas as suas músicas. E tomara que eu tenha a oportunidade de fazer  o evento de lançamento dele. 

Grande Galva, felicidades pra ti !!! 


2 comentários:

  1. Parabéns Dudu! Grande abraço Moraes.

    Pô.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Dudu pelos 40 anos, e ao Mora por este ótimo post. Abraços.

    ResponderExcluir