quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Selton 40 e o seu Chicó



No começo de dezembro descobri a fanpage do Chicó.

A fan de personagem fictício é inspirada no personagem Chicó do filme O Auto da Compadecida de Guel Arraes, baseado na obra de Ariano Suassuna e interpretado por Selton Mello.

São cenas de filme, frases de Chicó e do criador da fanpage que associa o escrito com a imagem de Chicó.



Depois que descobri o Chicó no facebook (que tem quase 125 mil curtidas), quase todo o dia solto uma pérola dele no meu perfil.

A dupla Chicó de Selton e João Grillo de Matheus Nastchergale(que tem mais de 400 mil na fanpage do João) é uma das melhores interpretações que vi no cinema nacional, principalmente depois dessa retomada.



As fanpages fazem sucesso porque as interpretações dos dois são marcantes.

E na fan do Chicó, descobri que no dia 30/12, o ator, diretor e cineasta Selton Mello completou 40 anos.

Selton é um dos profissionais mais bem sucedidos do cinema nacional. Tudo que ele anda fazendo dá certo.

Começou como ator de televisão, fez sua carreira na Globo e chegou a ponto de que faz o que quer. Fez várias novelas (Pedra Sobre Pedra - Tropicaliente - A Próxima Vitima - A Indomada-Força de Um Desejo)  e mas começou a atingir um patamar diferente quando interpretou Chicó em 1.999. A princípio, o Auto foi uma micro-série da Globo que depois ganhou edição de filme.



A partir daí, Selton se distanciou das novelas e só fez mini-séries (vide A Invenção do Brasil e Maias)  e seriados (Aspones, O Sistema e A Cura)e virou homem do cinema.

Se contarmos que a retomada do Cinema Nacional aconteceu com o fim do governo Collor e com as produções fermentarem em 1.995, Selton participou de vários longas que fizeram parte da consolidação do cinema nacional como produto de retorno. Os destaques são :

Guerra de Canudos (1.996), O que é Isso Companheiro (1.996 - indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), O Auto da Compadecida (2.000 - mais de dois milhões de espectadores nas salas de cinema),  Lavoura Arcaica (2.001 - mais de 25 prêmios), Caramuru, a Invenção do Brasil (2.001), A Lisbela e o Prisioneiro ( 2.003 - três milhões de espectadores), O Coronel e o Lobisomem (2.005), Árido Movie (2.006), O Cheiro do Ralo (2.007), Os Desafinados (2.008), Meu nome não é Jhonny (2.008), A Mulher Invisível (2.009), Jean Charles (2.010), O Palhaço (2.011),  Reis e Ratos (2.012) entre outros.

Particularmente, meus preferidos são o Auto da Compadecida, Meu Nome não é Jhonny e o Palhaço.

No Palhaço, Selton cobra escanteio e cabeceia. Dirige, atua como protagonista e produz o filme. Quase foi indicado para melhor filme estrangeiro no Oscar. Azar do Oscar !!



Parabéns Grande Selton !! E Viva o Chicó !!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário