quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Memórias de Chumbo





No primeiro dia deste ano assisti a todos os  episódios do documentário produzido pela ESPN BRASIL e de autoria do jornalista Lucio de Castro - MEMÓRIAS DE CHUMBO - O FUTEBOL NOS TEMPOS DE CONDOR.




O especial tem quatro episódios e traça um paralelo de como os governos ditatoriais militares da América do Sul (Argentina - Chile - Uruguai - Brasil) usavam o futebol a seu favor (ou até contra, dependendo da situação).



Mais do que falar de futebol, o documentário é um relato histórico e emocionante da época das ditaduras militares do Cone Sul. 

Destaque para a história dos bebês desaparecidos filhos de militantes contra a ditadura na Argentina e  o depoimento de uma advogada filha de militantes adotada por militares, o Estádio Nacional do Chile servindo de presídio e ponto de tortura, a perseguição contra João Saldanha no Brasil e a presença dos militares na campanha vitoriosa de 1.970 e o tiro pela culatra no Uruguai com o Mundialito de 1.981.  

Esses são alguns pontos mas todos os episódios são de arrepiar. Depoimentos marcantes e emocionantes.

Todos precisam ver para perceber o sentido real da democracia, vai dar o valor necessário que ela tem e mais do que isso, ajudará a afastar aquela premissa que algumas pessoas insistem de que na época das ditaduras militares era muito melhor. 





MEMÓRIAS DE CHUMBO - O FUTEBOL NOS TEMPOS DE CONDOR. 

Procurem na net ou quem tem ESPN fica ligado que estão sempre reprisando.
Esse link do blog de Lucio de Castro também dá alguns destaques, mas por favor assistam inteiro.

http://espn.estadao.com.br/post/300465_semana-tem-reprises-de-memorias-do-chumbo-vale-a-pena-ver-e-tuitar-de-novo

2 comentários:

  1. Baixar o Documentário - Memórias do Chumbo: O Futebol nos Tempos do Condor - http://migre.me/d9MtD

    ResponderExcluir