sexta-feira, 30 de novembro de 2012

George - o gênio discreto






No dia 29 de novembro de 2.001 o Beatles mais discreto e quieto nos deixava.

George Harrison morreu  de um câncer no pulmão e com discrição peculiar sua família comunicou a morte do guitarrista no dia 30 de novembro as 8 da manhã e seu corpo já tinha sido cremado e as cinzas levadas para um rio da Índia.

 Amem-se uns aos outros. Últimas palavras.

Nascido em Liverpool, em 1.943, nos anos 50 tocou no Quarrymen com Jhon Lennon e foi guitarrista dos Beatles desde o começo.



Visto como o Beatles quieto, tímido, introspectivo, George  compôs várias músicas do Fab Four.

Ele dizia "Sou o Beatle classe econômica."






A Something é considerada a segunda música mais tocada da banda, só perdendo para Yesterday.

                                                                         Clip Something

Something foi regravada por Elvis e Frank Sinatra que chegou a dizer que a música foi a melhor canção de amor dos últimos cinquenta anos.

Here Comes the Sun, Taxman, Whyle My Guitar Gently Weeps e mais umas vinte e cinco músicas são de autoria de George.

"The Beatles salvou o mundo de tédio."

Durante a década de 60, David Crosby dos Bird apresentou a música indiana a Harrison e conheceu Ravi Shankar. George foi um dos maiores divulgadores da música indiana.


"Quando você enxergar além de si mesmo, então você vai encontrar a paz de espírito está esperando lá."

Após o fim dos Beatles, George gravou de prontidão dois discos que continham músicas dele que não entraria nos lps do Fab.

O disco solo All Thing Must Pass é considerado um dos melhores discos solos de um Beatles.



O disco teve a participação de músicos como Ringo Starr, Bob Dylan, Billy Preston, Peter Frampton, membros do Badfinger e Phill Collins.

O single My Sweet Lord foi sucesso mundial.

Em 1.971, George organiza o The Concert of  Bangladesh com a finalidade de arrecadar fundos para os refugiados de Bangladesh.



O show teve 40 mil pessoas, foi realizado no Madison Square Guarden e tinha uma constelação no palco: Eric Clapton, Ravi Shankar, Bob Dylan, Ringo Starr, Leon Russel, Billy Preston, grupo Badfinger.

                                             My Sweet Lord - Concert of Bangladesh

Dos Beatles, só Ringo compareceu. Paul alegou ser muito cedo para banda se reunir e Lennon não foi porque o convite não foi estendido para Yoko Ono.

Em 1.973, George lança outro disco Living in a material World e emplacou Give me Love nos primeiros lugares das paradas do ano.

                                                                       Give me Love

Nos anos 80, Harrison fez um relativo sucesso com seus discos solos e emplacou algumas músicas. A música I got my mind set on you foi uma das únicas a estourarem.



George fez parte no meio para o fim da década de 80 da super banda Traveling Wilburis. A banda era simplesmente formada por George, Bob Dylan, Roy Orbinson, Jeff Lyne, Tom Petty.

Nos anos 90, George gravou o Live in Japan, disco ao vivo acompanhado pelo seu grande amigo Eric Clatpon. O disco tinha sua carreira solo mas e clássicos dos Beatles. George saiu em turnê neste ano de 1.992.

Em 1.994, George se juntou a Ringo e Paul e lançaram o documentário Beatles Anthology. O doc tem 10 horas de duração e com material fornecido por Yoko, os três gravam Free as a Bird. O Anthology estourou no mundo.



Após isso, George Harrison apareceu poucas vezes e ficou recolhido lutando contra o câncer.

Há 12 anos, o Gênio Discreto nos deixava.

"Quando eu morrer, vocês poderiam fuçar nos meus cassetes também?"

No ano seguinte da morte, Olivia Harrison e Eric Clapton organizaram o Concert of George. Um tributo especial no Royal Albert Hall em Londres.

O show teve a participação de todos os músicos que participaram da vida musical dele.

A versão de Something é simplesmente linda. Paul MCcartney incorporou a versão do tributo para as suas turnês.

                                                     Something no Concert of George

No Morumbi, em 2.010, o Something foi a música mais emocionante do show.

Ano passado Martin Scorcese lançou o documentário Living in a Material World que fala sobre a vida do músico e sua relação com a espiritualidade.


                                                                Trailer do documentário


Enquanto minha guitarra gentilmente chora

Eu olho você toda, vejo o amor que aí dorme
Enquanto minha guitarra suavemente chora
Eu olho para o chão e vejo que precisa ser limpo
Ainda minha guitarra suavemente chora
Eu não sei porque ninguém te disse
como desdobrar seu amor
Eu não sei como alguém te controlou
eles compraram e venderam você
Eu olho o mundo e eu noto que ele está girando
Enquanto minha guitarra suavemente chora
Com todo erro certamente precisamos aprender
Ainda minha guitarra suavemente chora
Eu não sei como você foi divertida
você foi pervertida também
Eu não sei como você foi invertida
ninguém te alertou
Eu olho você toda, vejo o amor que aí dorme
Enquanto minha guitarra suavemente chora
Eu olho você toda
Ainda minha guitarra suavemente chora
   George Harrison




Nenhum comentário:

Postar um comentário