terça-feira, 25 de setembro de 2012

ALMANAQUE MPJ - BIRYNIGHTS





O Almanaque MPJ desta semana traz a irreverência da extinta banda Birynights que durou há aproximadamente dez anos por aqui. Acompanhe:

ALMANAQUE MPJ - BIRYNIGHTS



A banda Birynights nasceu no ano de 1.995.

A banda era eclética dentro do gênero rock ´n roll. O estilo de músicas do repertório foi mudando um pouco no decorrer do tempo. Mas o que se manteve sempre foi o rock 60 (internacional), rock 80 (nacional e internacional), o pop rock (nacional e internacional) e as músicas próprias como Postulado e Tempo a Mais. 

As maiores influências da banda foram Beatles, Ultraje a Rigor, Elvis, Rolling Stones, Paralamas, Titãs, Nirvana, Raul, Rita Lee.  Quem conhecia os medleys intermináveis da banda sabe do que o Blog está dizendo. 

"De acordo com o que sei, o Birynight's foi a primeira banda Jauense a ter um videoclipe na MTV, com a música Tempo a Mais. Ah! O Birynight's foi uma banda vangardista em tocar músicas "trashs" no final de show para animar o público, como Xuxa, Trem da Alegria. Também dando uma roupagem rock and roll em músicas como Morango do Nordeste. Rs! discorre Mario Candido, vocalista banda por toda sua duração

No começo da banda Mario Candido dividiu os vocais com Rodrigo Cossa, o Alf da Patrulha.

 “O Alf dividiu a primeira voz da banda comigo. Mas saiu logo no início da banda, depois que alguns atritos. Mas sempre apoiou a banda até o seu final, ajudando na divulgação da Radio Patrulha, a qual a banda também sempre apoiou. Sempre fomos da mesma turma e o Rodrigo chegou a tentar até a assumir da a banda como empresário durante durante um tempo” (Mario Candido)

Mario Candido foi o único integrante que fiquei na banda do início até o final. Foi o vocal principal, mas chegou a tocar um pouco de sax, gaita, violão e alguma coisa de percussão também.

A primeira formação da banda foi Mario Candido e Alf nos vocais, Thiago Damico no contrabaixo,   Gustavo Daniel e Davi Saggioro nas guitarras e Lico Bortolai na bateria.

Antes do Lico teve o Chelo (não lembro o sobrenome dele), mas a banda nunca tinha feito um show, só tocava na garagem da casa do Alf e o nome só foi dado durante um show no Caiçara Clube, quando o Lico já era o baterista” complementa Marinho.



Lico saiu  durante um tempo e deu espaço para o Izaltino do Amaral Carvalho Neto (Tininho). Depois de um tempo o Lico retornou a banda. Saiu definitivamente por ir trabalhar no Nordeste. O último baterista e um dos que durou mais tempo na banda também, foi o Rafael Urbano. 

No contrabaixo, o Birynights teve apenas dois.  Thiago Damico e após Frank Nelson assume o instrumento e fica até o final da banda fazendo backing-vocal e cantando  algumas músicas.

Na guitarra, Gustavo Daniel foi o primeiro guitarrista da banda e o que ficou mais tempo na banda nessa função.  Cantava algumas musicas na primeira voz também. Chegou a tocar um pouco de teclado, intercalando com a guitarra, durante algum tempo na banda. Fez guitarra tanto base quanto solo. Chegou a ser o único guitarrista da banda, durante algum tempo. Saiu por viajar para a exterior a estudo.

Jahu Clube Centro
 
Davi Saggioro da primeira formação ficou pouco tempo também. Saiu logo no início da banda, por sua mãe achar melhor ele não continuar na banda. Não sei exatamente a razão... Rs!

“Pelo que me lembro, o Paulo Maciel substituiu o David Saggioro na segunda guitarra. Creio que ele tocou somente fazendo dupla com o Gustavo. Pelo que me lembro, saiu da banda porque mudou de cidade. Nunca fez backing vocal porque tem a voz muito muito médio (estranha (rs!)). Fez guitarra tanto base quanto solo” explica Mario

Paulo Prado, Mario, Frank e Rafael Urbano - última formação da banda


O último guitarrista da banda foi o Paulo Prado.  Cantava algumas musicas na primeira voz também. Fez guitarra tanto base quanto solo. Chegou a ser a único guitarrista da banda, durante algum tempo. 

Em 2.001 o Birynights se considera a primeira banda Jauense a ter um videoclipe na MTV, com a música Tempo a Mais .

Gravação Clipe - Tempo a Mais

 "Este videoclipe meu projeto de conclusão da faculdade. Eu quis ousar fazer um  videoclipe sobre o olhar de um design gráfico. Fui responsável pelo roteiro, script, storyboard, escolha dos estúdios e sets de filmagem, animações, direção de captação de imagem, direção de edição, figurinos e atuação, claro! Rs! A proposta foi fazer algo meio trash, com efeitos especiais meio Chapoli, para não me cobrar tanto de algo que não tinha tanto conhecimento… Rs! Algo interessante foi que, na captação de imagem, me utilizei de todos tipos de videoteipes da época (VHS, Super VHS, Beta, mini DV)" fala Mario.

Well Bueno, baterista do Barrados nos Bares na época,  participou do videoclipe secretamente! Em alguns dias de filmagem o Lico Bortolai disse que não poderia comparecer. 

Transformação Lico-Well

 “Então tive a idéia de substituí-lo com alguém com uma máscara do rosto do Lico! Rs! E para seguir na linha de humor do clipe, resolvi convidar alguém bem diferente fisicamente. O Lico com a pele bem branquinha e levemente gordinho, foi substituído pelo Well, negro e bem magrinho. Rssss!! “

Gravação Clipe com Well com máscara de Lico
 
No mesmo ano do videoclipe, a banda chegou a ficar entre as 10 melhores bandas num festival de bandas organizado pela Radio Enseada FM, em que 428 bandas foram inscritas, com a música Tempo a Mais, que foi tocada durante vários dias na programação da rádio. 

Memphis Festival
 
Pelo que consta o último show do Birynights foi no General bar em 2.002 ou 2.003 e a formação de lá era Mario Candido, Rafael Urbano, Paulo Prado e Frank Nelson

último show no General
 
O final da banda se deu basicamente por motivos profissionais.Todos seguiram a profissão na qual se formaram na faculdade.

Recentemente, Mario Candido e Gustavo Daniel acabaram fazendo um som em bares do bairro Vila Olímpia, na cidade de São Paulo, anos depois com o nome "Os Do 13", número do apartamento onde moravam e ensaiavam. 



Curtam Tempo a Mais da Birynights 






Confira o ALMANAQUE MPJ anterior



Nenhum comentário:

Postar um comentário