quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mussum e seu dialetis reina no Facebookis



Eu como fã dos Trapalhões, confesso que estou adorando a febre do Mussum em todos os lugares do facebook.

Tem gente reclamando que a coisa está exagerada, mas eu não deixei de dar risada em nenhuma montagem. Até do Cirilis, que ficou meio esquisito, eu casquei o bico.

E tem simplesmente tudo. Montagem com candidato a vereador local, a novela de sucesso, os seriados, o Anderson Silva, o Lenine (O Leninis é um dos preferidos meu), Neymar e vários jogadores de futebol (Seedorfis), grupos musicais, super-heróis, tudo tudo tudo.

Coincidemente quando estava fazendo o texto, me passaram um link de tradutor Português/Mussum.

http://www.haznosblog.kit.net/link/mussum/ . Simplesmente Fantástiquis.

Não tem como negar. As figuras mais simpáticas do facebook é o impagável Seu Madruga e o grande Antonio Carlos Mussum. 



Mussum nasceu Antonio Carlos Bernardes Gomes no Morro da Cachoeirinha, no Rio de Janeiro em 1.941. Completaria 71 anos em abril deste ano.

Após estudar em colégio interno, se formar em ajustador mecânico, servir na Força Aérea Brasileira durante oito anos, entrou no Os Originais do Samba, grupo de samba popular dos anos 60 e  70 que tinha como clássicos como Tá Chegando Fevereiro (Jorge Ben/ João Melo), Do Lado Direito da Rua Direita (Luiz Carlos/ Chiquinho), A Dona do Primeiro Andar, O Aniversário do Tarzan, Esperanças Perdidas (Adeilton Alves/ Délcio Carvalho), E Lá se Vão Meus Anéis (Eduardo Gudin/ P.C. Pinheiro), Tragédia no Fundo do Mar (Assassinato do Camarão) (Zeré/ Ibrahim), Se Papai Gira (Jorge Ben), Nego Véio Quando Morre

Jorge Aragão no Canal  Brasil disse que o Mussum foi o maior tocador de reco-reco que o Brasil já teve. 




Aliás, na despedida minha na equipe da Secretaria de Cultura, tínhamos fechado os Originais do Samba para o domingo de carnaval de 2.011. Mas o prefeito cortou o contrato.

Bom, voltando ao Mussa. Na época do Originais o músico foi convidado para participar de um show de televisão.

Mesmo contrariado, aceitou e em 1.965 o inesquecível Grande Otelo olhou para ele nos bastidores do programa Bairro Feliz da TV Globo e lhe deu o apelido de Mussum.

O nome Mussum tem a origem de um peixe escorregadio e liso. Quase um bagre ensaboado. 



O nome pegou.

Em 1.969, Mussum integra os Trapalhões após o diretor Wilton Franco o ver numa apresentação do Originais.


Renato Aragão, em depoimento, falo que quando viu Mussum andando ao encontro dele pela primeira vez, já sabia que lá tinha um dos maiores humoristas do Brasil

Mussum continuou nos Originais do Samba até Os Trapalhões mudarem para a Globo e estourarem nacionalmente.  



Mussum foi indiscutivelmente uma das figuras mais adoráveis da TV brasileira

Mussum morreu em no dia 29/07 de 1.994. Lembro-me que foi  no dia oum dia antes da Campanha Criança Esperança daquele ano e foi aquela loucura em rede nacional uma vez que o apresentador já era o trapalhão Renato Aragão. 




A verdade é que em tempos de facebook, muito melhor a febre Mussum e seu dialetis do que as luisas e os para a nossa alegria, as frases de auto-ajuda, os carentes profissionais, as gordinhas que se sentem excluídas da sociedade, alguns tatuados incompreendidos,  santinhos políticos, montagens políticas de cabos eleitorais picaretas virtuais e porque não, postagem de baladas e sorteios de kits mirabolantes. Cacildis, dancei. 






VIVA O DIALETIS DO MUSSUM












































                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário