quinta-feira, 19 de julho de 2012

De Remelexo a quase Mandora e Santo... lá pra ca são 7 anos...


O Santo comemora seus 07 anos de vida com a banda bauruense Preto Básico.

Liderado por João Biano, o quarteto está na estrada musical desde 2005 e faz releituras de grandes obras musicais com um toque único e arranjos ousados. Preto Básico traz canções de Cássia Eller, Zeca Baleiro, Rita Lee, Chico Buarque, Raul Seixas, Zé Ramalho, Caetano Veloso, Cartola, Tom Zé, Gilberto Gil,  e outros.


“A Preto Básico é clássica e moderna, é baião e samba, é blues e MPB, é ginga e samba no pé”, diz Biano.



Além de Biano, o quarteto é formado por André Fonseca nos violões, Adílio Nascimento no cavaquinho e na percussão Helton Carmesan no baixo.

O General está prestes a completar dez anos. Ele inaugurou no dia 01 de agosto de 2.002. Antes, Lique e Rodrigo tinham o Generalzinho (que virou estacionamento do Pizzaiolo) e eu já fui até garçom lá.

Desde 2.002, com algumas interrupções, estou com a galera. No primeiro semestre do General, o que é agora o lounge, era um restaurante. Mas não deu muito certo. Ai o restaurante começou a ser um espaço alternativo do bar. O tal do General Lounge.

Paralelamente os sábados, o General fazia algumas Quintas Universitárias no lounge e sextas-feiras.  

Mas sentíamos a necessidade de ter um outro lugar. A proposta era fazer uma balada, mas diferente de casas noturnas e boates. Com uma decoração mais rústica, cerveja de garrafa e copo de vidro.

Foi ai que pintou a esquina do Santo. Lá já tinha sido tudo. A casa de pagode Remelexo, um ponto de encontro de jovens católicos, o Cuca Fresca e por último o Restaurante Ventana.

O Santo quase não foi Santo. Havia uma vontade muito forte do bar ser chamado de Mandora.

Mandora era uma pessoa que morava na beira do Rio Tietê e era famoso por salvar as pessoas que caíam no Rio Jaú. O seu rancho era o ponto de encontro de muita gente da cidade.

Mas após várias reuniões e por sugestão de Kiko Marcolan, chegamos a conclusão que Santo seria o nome.

Aliás, Kiko foi o responsável pela arquitetura e decoração do bar. Já tinha transformado a River Side em General e fez o Remelexo –Cuca Fresca – Ventana virar Santo bar. 



E no dia 21 de julho de 2.005, o Santo abriu as portas.

A princípio, a casa funcionou apenas com D.J.s nas sextas e as Quintas Universitárias com som ao vivo.

A partir de março de 2.006 o Santo começou a colocar som ao vivo as sextas também, o que virou tradição na cidade até hoje.

A primeira Quinta Universitária com som ao vivo foi após uns três meses de bar aberto.

Estreamos com a Érica Alonso. E a pedido do público começamos no ano seguinte, em meados de março, som ao vivo na Sexta. E quem colocamos   para estrear... Érica Alonso, eheh. A verdade é que sempre acreditamos nessa mocinha para começar um projeto. O Open Lounge agora também, ehhe



Nestes praticamente sete anos de som ao vivo, o palco do Santo recebeu várias atrações.
 
Além de Érica, muito som de Jaú - Betinho e o Balacobaco, Bia Coletti, Paulo Boza e o Quarteto Biscoito Fino, Dudu Galvão e banda, Paulo Pin, Karla Thomal, Jam Session, Lady Jane, Matahare, Davi Teixeira, Cadillac Valvulado, Gato Carteiro, Acústico Mavericks, Gabriel Cucato e banda, Selo Brasil, Adriano Milani e o Tri Legal, Super Trunfo, Rodolfo Fantin, P da Letra, Jequitibanda, Evandro Barros, Baião de Três, Platônica, Carlão Francisquini entre vários outros. 


Da região Rotor, Vocabulários, Retrôvinil, Manu Saggioro, Preto Básico, Acústicos e Calibrados,  Maracangalha, André Turco, Santa Banda de Lá, Trio Caruá, Adriane Santana, Wagner Moraes,  etc.. Da capital já se apresentou o Duo Bird e do Rio de Janeiro, Strada de Terra.  Já teve até jam com o Trio Curupira.

Neste ano, comemoramos no dia certinho, pois após a meia-noite é o exato aniversário da casa.  

E sete anos de casa não é fácil não. Quase ininterruptos Dá para contar nos dedos quantas casas atingem isso.

Em nome da casa, agradeço a todos os funcionários, seguranças, aos músicos que seguram a onda e a todos os fiéis do Santo. Nós duramos por causa de vocês.

E pessoalmente, agradeço a Lique e Rodrigo por ter me convidado a ser sócio do Santinho. 

Abraço a todos !! 

AQUI ESTÁ UM POUCO DA HISTÓRIA DO PALCO SANTO  
A GALERA SERÁ HOMENAGEADA AMANHÃ NA TV COM MAIS DE 1000 FOTOS


































































































Um comentário:

  1. faltou falar da panelinha (que ainda existe) contra muita banda de jaú em tocar nesses lugares. as bandas acabaram e agora 90% da musica vem de fora, e tudo vira um enjoativo repeteco dos mesmos trios e mesmas bandas... ficaa pergunta...valew?

    ResponderExcluir