sexta-feira, 29 de junho de 2012

10 Discos Nacionais anos 80 e mais de 60 capas...


Ledo engano no começo do ano fiz um post com 10 discos nacionais dos anos 70.

Depois da entrevista do Egypcio, vocal do Tihuana e que se apresentará sábado no General com Maria do Socorro, banda que só toca anos 80, me ocorreu em fazer uma matéria sobre 10 Discos Nacionais anos 80.

Como nos discos dos anos 70, é um registro de dez discos, não são os dez melhores, mas uma escolha do blog. Principalmente em se tratando de anos 80 onde o rock brazuca explodiu. Muitos discos importantes.

Vamos lá



CABEÇA DINOSSAURO - 1986



 Na minha opinião, o melhor disco do Titãs e dos anos 80. O terceiro álbum do grupo paulistano completou 25 anos agora no dia 21 de maio e a banda está fazendo uma turnê para comemorar.


E tem motivo, produzido pelo grande Liminha, o disco tem o reggae Família, o funk O quê, o rock-opinião Policia, Igreja, Estado Violência e Homem Primata, A faixa-título Cabeça Dinossauro, o hit AA UU e o clássico Bichos Escrotos.


Das 13 músicas, 11 foram executadas pelas rádios. Parabéns aos 25 anos do Cabeça






NÓS VAMOS INVADIR SUA PRAIA - 1.985




Álbum de estréia do Ultraje. Fase que o rock nacional paulista queria invadir a onda do rock carioca e nacional. Ai Roger compões Nós Vamos Invadir sua Praia.


Das 11 faixas, 9 virou sucesso. Esse disco foi o Mamonas Assasinas dos anos 80. Me lembro que era moleque, 10 anos e fui no show com um primo de 8 anos. Era o Brasil e  todas suas faixas etárias cantando Marilou, Ciúme, Zoraide, Rebelde sem Causa, Eu me Amo, Nós vamos invadir sua praia, Inútil, Marilou, Mim quer tocar, Independente Futebol Clube etc...


Foi tão febre que o Ultraje cantou Ciúme no especial de final de ano do Robertão.

Veja a análise do disco neste blog. Muito bom

http://blogdoperce.blogspot.com.br/2010/07/ultraje-rigor-nos-vamos-invadir-sua.html




VIDA BANDIDA - 1.987




Polêmico desde menino, Lobão estava no quarto disco. Com 350 mil cópias, no mesmo disco, Lobão fez Vida Bandida, Vida Louca Vida, Rádio Blá e Chorando no Campo. Ponto para o compositor Bernardo Vilhena, que no disco, só não fez 3 das dez músicas.


Com o Vida Bandida, Lobo entra no jogo da música do Brasil. Ano retrasado, Lobão lançou livro contando sua vida e vendeu mais de 100 mil cópias.







O RITMO DO MOMENTO - 1.983






Lulu começou junto com Lobão no Vímanas. Além dele, Ritchie fazia parte da banda. No começo dos anos 80, sob a batuta de Nelson Motta, Lulu segue carreira-solo e grava Tempos Modernos com De Repente Califórnia e Tempos Modernos.

Mas no ano seguinte, ele arrebenta com o Ritmo do Momento. Na bolacha, Adivinha o Quê, Um Certo Alguém e o estouro Como Uma Onda. A música é uma das mais tocadas nos bares, grupos, karaokês, etc.. Como De Repente Califórnia, Nelsinho Motta compõs junto com Lulu.


O disco foi produzido pelo Liminha (vide Cabeça) 





SELVAGEM? - 1.986




Imagina uma banda de rock nacional vender 750 mil cópias.  Os Paralamas fizeram isso com o Selvagem?
Também com Alagados, Melô do Marinheiro, Teerã Selvagem, Novidade do Gil, Você do Tim Maia. O disco veio após a apresentação bombástica da banda no Rock in Rio 1.985, Selvagem trouxe rock, reggae, mpb, ska, pop.




RAÇA HUMANA - 1.984





Fiz um post sobre os 70 anos de Gilberto Gil e Dudu Galvão citou este disco fantástico - Raça Humana.

"O Melhor disco, na minha opinião, pelo número de sucesso que contém é Raça Humana de 1984. Olha só o que tem nele:  Extra II "O Roque Do Segurança", Feliz Por Um Triz, Pessoa Nefasta, Tempo Rei, Vamos Fugir; A Mão De Limpeza, Indigo Blue, Vem Morena e A Raça Humana."
Se Dudu Galvão falou, quem sou eu para discordar.. 



BARÃO AO VIVO -  1.989




Eu sei que muita gente vai torcer o nariz por esta escolha do Barão. Até porque com o Cazuza,  o Barão 1 tem Down em mim, Ponto Fraco. No Barão 2, Pro dia nascer Feliz e no Maior Abandonado, a música homônima e Bete Balanço.


Mas este show do do Dama Xoc é a hora  que Frejat coloca um mastro e diz, o Barão ta na área e não vai parar nunca. Não deu outra.


Ainda com Dé no baixo, mas já com Peninha na percussão e Magalhães na guitarra, o disco traz Ponto Fraco (É o seguinte, agora o rock ´n roll vai rolar vai direto), Carne de Pescoço, Pense Dance, Bete Balanço, Porque a gente é assim, Pro dia nascer feliz, entre outros e fecha com um cover fantástico de Satisfaction.


Um dos maiores discos ao vivo do Brasil




QUE PAÍS É ESTE - 1.987




Difícil escolher um disco do Legião nos anos 80. O primeiro tinha Será, Geração Coca Cola e Ainda é Cedo. O Legião 2 tem Quase sem querer, Daniel na Cova dos Leões, Eduardo e Monica, Tempo Perdido, Fábrica, Indios, etc.. O Quatro Estações tem Há Tempos, Pais e Filhos, Monte Castelo, Quando o sol bater...

Mas sinceramente, não tem como deixar o disco que tem Faroeste Caboclo. Que Pais é este vendeu 1,7 milhões de discos e além da história de João de Santo Cristo, tem Que País é este, Eu sei, Angra dos Reis, Química, Tédio e Mais do Mesmo.




PANELA DO DIABO - 1989




Marcelo Nova foi buscar Raul Seixas lá no fundo do poço para gravar um dos maiores discos do rock nacional. Foi o último disco do Raulzito. Na list, músicas como Rock ´n Roll, Carpinteiro do Universo, Be Pop Lula, Século XXI, Pastor João. Os dois compositores foram acompanhados da Envergadura Moral.

 



RITA LEE - 1.980



Rita começou o anos 80 vendendo 1.600.000 discos.

Parceria concretizada com o maridão Roberto de Carvalho, só sonzera pop de qualidade - Lança Perfume, Bem Me Quer (Diga que me odeia mas diga que não vive sem mim), Baila Comigo, Shangri-lá,Caso Sério, João Ninguém, Orra Meu, Nem Luxo Nem Lixo.

Aliás, acompanhe esse post que fiz falando dos hits dela:

http://moraesjau.blogspot.com.br/2012/01/rita-se-aposenta-dos-palcos-rita-em-jau.html




Conforme disse lá em cima é um registro de dez discos dos anos 80.

Quem quiser fazer a sua, fique a vontade. Lembrarei algumas capas para refrescar a memória de vocês


                                                                        ANOS 80

                                          










































































Nenhum comentário:

Postar um comentário