segunda-feira, 23 de abril de 2012

Um mês na Europa - Inglaterra por Paulo Soares e Bruna Gomes


O casal de amigos do Blog, Paulo Soares e Bruna Gomes do dia 12 de fevereiro a 8 de março deste ano fizeram um tour pela Europa.

No trajeto, Inglaterra, Alemanha, França, Itália e Espanha. Paulinho e Bruna fizeram um texto muito legal para o nosso blog. O texto é praticamente um roteiro cheio de dicas  para quem pensa em visitar o Velho Continente.

Aqui no Blog faremos uma série de matérias, nas próximas 5 segundas, cada uma dedicada a um país.

Hoje temos o texto introdutório da matéria e a viagem do casal sobre a fria, educada e maravilhosa  Londres.  

Fiquem com: 

Um mês na Europa
Paulo Soares e Bruna Gomes







Sim, amigos, é verdade. Michel Teló está estourado na Europa com o “Nossa, nossa”. Também é verdade que Lula se tornou um fenômeno mundial ao vender lá fora a imagem de um Brasil forte, rico e em crescimento. O banho não é uma preferência mundial na França e o povo inglês é educado ao extremo. 

Na Alemanha, a história do século XX está presente em cada esquina, na Itália está a melhor massa do mundo e Veneza, de fato, está sendo engolida pelo mar. Situações sobre as quais já ouvimos falar, mas que pudemos constatar de perto durante esse mês inesquecível, em que colecionamos experiências maravilhosas durante essa verdadeira viagem de mochileiro, que vamos dividir agora com vocês. 

Foi uma idéia que surgiu há uns quatro anos, ainda meio sem rumo. Desde então, poupamos dinheiro pra isso e começamos a traçar um planejamento. Reservamos hosteis, hotéis, passagens, tudo com antecedência, pesquisando pela internet. O Google Maps é um grande aliado. Dá pra “caminhar” pelas ruas virtualmente, vendo a fachada dos lugares e os caminhos que faremos para chegar às atrações turísticas.

 A dica é sempre se hospedar perto de estações de metrô. Isso, sem dúvida, facilitou nossa vida. Sobre passagens de trem na Europa, indicamos a compra sempre pela Lufthansa. O site é confiável, eles respondem os e-mails de dúvidas com agilidade, e as passagens são enviadas pelo Correio até a sua casa. Você embarca para a Europa com todas as passagens em mãos (uma preocupação a menos!). 

A única coisa que compramos por agência foi o curso de inglês, as passagens de avião e o seguro saúde, que é praticamente obrigatório quando viajamos para a Europa. Tudo pela agência Experimento, de Ribeirão Preto. No geral, fomos bem atendidos. Bom, vamos ao que interessa...

12 de fevereiro – Londres


Desembarcamos em Londres. Fomos no final do inverno, mas mesmo assim estava muito frio quando chegamos lá. Para nós, que saímos do Brasil a quase 40°C e chegamos lá com temperaturas abaixo de zero foi um choque térmico. A sensação que tivemos foi a de entrar em um freezer. Mas não se preocupem com isso, todas as casas e estabelecimentos comerciais na Europa possuem ótimo sistema de aquecimento. A dica para quem vai no inverno é se agasalhar em camadas de roupas, uma por cima da outra. 



Pois bem, em Londres ficamos duas semanas hospedados em um hostel e fizemos um curso de inglês. Pra ser sincero, o curso não é de grande valia (foi na escola Embassy CES). Talvez seja possível aprender mais o idioma andando pelas ruas e tentando estabelecer contato com as pessoas. A maior importância do curso foi ter permitido o relacionamento com jovens de vários países diferentes. O intercâmbio cultural valeu bastante.   

Sobre o hostel, ficamos no New Cross Inn, na região de Greenwich. Não é uma área central de Londres, mas nós recomendamos. Os custos de hospedagem e alimentação nessa região são mais baixos e, de metrô, é possível chegar à região do Big Ben, por exemplo, em pouco mais de dez minutos. O hostel, a princípio, tem um ambiente estranho. O pub que fica embaixo não é muito legal. Mas em geral é um lugar limpo e o staff é bem atencioso. 



A principal dificuldade em Londres é a alimentação. A comida não é farta e nem saborosa como no Brasil. Além disso, costuma custar caro.  O tradicional é o “fish and chips”, sim, simplesmente peixe e batata frita. Feijão só encontramos no café-da-manhã e arroz saboroso em restaurantes orientais. Muito comuns são os estabelecimentos de turcos e indianos. Normalmente, eles vendem frango à passarinho, batata frita e kebab (parecido com o churrasco grego que se vende em São Paulo, mas com carne de carneiro). 

Rio Tâmisa - ao fundo Prefeitura de Londres


Com exceção da comida, Londres nos deixou as melhores impressões possíveis. Uma cidade extremamente segura, com transporte público eficiente (apesar de caro), um povo incrivelmente educado e solícito em tudo o que precisamos, pontos turísticos de encher os olhos... 



O tradicional é passar pelo Big Ben e Houses of Parliament, London Eye (de lá, dá pra ver a cidade toda), Abadia de Westminster (onde casaram a princesa Kate e o príncipe William), Catedral de St Paul (onde casaram Diana e Charles), Trafalgar Square, Piccadilly Circus, Oxford Circus, Torre de Londres e Ponte da Torre, bairro de Notting Hill (aqui você encontra a famosa livraria do filme “Um lugar chamado Notting Hill”). 



Palácio de Buckingham (com a troca da guarda, que não é nada demais, mas atrai muita gente e vale pela tradição), os parques ao redor do palácio, os pubs com a famosa cerveja avermelhada (típica de Londres), o Kesingston Park, a Abbey Road (famosa faixa de pedestres do disco dos Beatles), Candem Town (tem uma feira maravilhosa; é o bairro onde vivia a Amy). 

Residência Amy Winehouse
 
A região da Baker Street com a conhecida casa do Sherlock Holmes (impressionante como eles levam isso a sério, como se o detetive dos livros tivesse mesmo vivido ali), o Madame Tussauds (museu de cera sensacional, vale também pela exibição de um curta da Marvel em 4D que exibiram no final), Royal Albert Hall (onde a Adele gravou o DVD dela; lá nós assistimos a uma inesquecível apresentação do Cirque du Soleil; dá pra ver as atrações no site do Royal Albert Hall e comprar a entrada pela internet), Parque Olímpico (só dá pra ver de fora, mas é onde vão ocorrer as Olimpíadas este ano), Parque do Greenwich (é onde passa o Meridiano, famoso por ser o marco zero do horário mundial)... 

Royal Albert Hall - Cirque Du Soleil
 
Enfim, tem muita coisa legal em Londres. Também recomendamos um passeio de bicicleta pelos gigantescos parques (como o Kesingston e o Hyde Park). As bikes podem ser alugadas em dezenas de pontos pela cidade. Você pode alugar em um e devolver em outro. O serviço é subsidiado pelo governo, portanto, custa barato pra gente. Por 1 Libra (cerca de 3 Reais) você aluga a bicicleta e pode ficar com ela por 24 horas. Existem também diversos teatros e museus, para todos os gostos. 

Museu História Natural
 
Por fim, antes de deixar a cidade, três coisas que precisamos destacar: comprar lembrancinhas em Londres custa caro; o transporte público também é caro, mas se for ficar mais de 4 dias em Londres, procure pelo Oyster Card; a Primark é uma loja de roupas gigante, mas muito popular, que vende de tudo o que podemos imaginar e por um preço inacreditável; a Lillywhites é uma loja de seis andares, que vende calçados, roupas e principalmente material esportivo, camisas de times – além das novidades, é possível encontrar uniformes de anos anteriores, de times e seleções não muito comuns, por preço baixo. Hora de deixar a educação inglesa e encarar os franceses...

Mas isso só na próxima segunda.... Abraço a todos!! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário