segunda-feira, 26 de março de 2012

Filmes Biográficos Nacionais


Na onda e expectativa do lançamento do filme Heleno, que será lançado nesta próxima sexta (30), o Blog do Moraes lembra filmes biográficos nacionais.

HELENO - 2.011






Rodrigo Santoro estrela esta biografia baseada na vida de um dos primeiros craques-problemas do Brasil - Heleno de Freitas, jogador do Botafogo dos anos 40. O filme estreou no Festival de Toronto no ano passado.  Veja o trailler


ZUZU ANGEL - 2.006




O filme conta a história da estilista dos anos 60 e 70 - Zuzu Angel. O longa dirigido por Sergio Resende mostra a luta dela em achar o corpo de seu filho Stuart, torturado e assassinado pela ditadura militar. Zuzu, também foi morta por acidente forjado pelos militares.
O filme retrata com veemência a brutalidade do governo militar brasileiro




O HOMEM DA CAPA PRETA - 1.986




Outra obra biográfica de Sergio Resende. Com atuação impecável de José Wilker, o Homem da Capa Preta é a biografia de Tenório Cavalcante, político dos anos 60 que andava acompanhada de uma metralhadora que ele a chamava de "Lurdinha".
Venceu o Festival de Gramado como melhor filme, trilha sonora original, ator (Wilker) e atriz (Marieta Severo)


DOIS FILHOS DE FRANCISCO - 2.005




Quando lançado, muita gente torceu o nariz, mas quem assistiu o filme dirigido por Breno Silveira contando a história de Zezé de Camargo Luciano, se emocionou com a biografia da dupla e a interpretação de Angelo Antonio fazendo o pai da dupla, Francisco. Mais de 1,5 milhão de pessoas assistiram o filme.

GARRINCHA, A ESTRELA SOLITÁRIA - 2003




Baseado na obra homônima do escritor Ruy Castro, o longa conta a história de Mané Garrincha baseada nas lembranças de Elza Soares (interpretado por Thais Araújo), Iracy, Sandro Moreira e Nilton Santos.
Garrincha é interpretado por André Gonçalves.


OLGA - 2.004






Biografia de Olga Benário, alemã, judia, comunista, esposa de Luis Carlos Prestes, baseado no livro de Fernando Morais e interpretada por Camila Morgado. A direção é de Jayme Monjardim, roteiro de Rita Buzzar e trilha sonora de Marcus Vianna, trupe televisiva do diretor.
Quase 400 mil pessoas viram o filme nos cinemas brasileiros.

BESOURO - 2009






História de Besouro Mangangá, capoeirista dos anos 20. A história se passa no Recôncavo Baiano e as coreografias das lutas foram feitas pelo coréografo de Kill Bill, Huen Chiu Ku.


CAZUZA - O TEMPO NÃO PÁRA - 2.004






Vida do poeta, compositor e cantor Cazuza, interpretado esplendorosamente por Daniel Oliveira. A história conta todas as fases do compositor.
Daniel Oliveira emagreceu 11 kilos para interpretar a fase final da vida de Cazuza, em decorrência da AIDS. Destaque, também, para atuação de Marieta Severo como Lucinha Araújo.




ETERNAMENTE PAGU - 1.988






Dirigido por Normal Bengell, Carla Camuarati interpretada Pagu, a jornalista e escritora que fez parte da Semana da Arte Moderna com menos de 20 anos. O longa tem ainda Antonio Fagundes como Osvald de Andrade e Ester Goes como Tarsila do Amaral. Carla Camurati venceu o Kikito do Gramado.


LAMARCA - 1.994






Outro longa de Sergio Resende, especialista em filmes biográficos que retrata a história de Carlos Lamarca, guerrilheiro e ex-capitão do Exército luta contra a ditadura militar.
Lamarca é interpretado por Paulo Betti.


LULA, O FILHO DO BRASIL - 2.009






Cine-biografia de Luis Inácio Lula da Silva desde o seu nascimento até a morte da sua mãe quando é líder sindical com 35 anos.
No elenco, Rui Ricardo Dias, Glória Pires, Cléo Pires, Lucélia Santos, Juliana Baroni entre outros. A direção foi de Fabio Barreto e o orçamento foi o segundo mais caro do cinema brasileiro - 16 milhões.
Por ter sido lançado em janeiro de 2.010, o filme foi acusado de ter cunho eleitoral das eleições de Dilma em outubro do mesmo ano.



ALEIJADINHO - PAIXÃO - GLÓRIA E SUPLÍCIO- 2.003







Biografia do escultor Aleijadinho interpretado por Mauricio Gonçalves. Destaque para Carlos Vereza que fez o Inconfidente Claudio Manoel da Costa.


LUZ DEL FUEGO - 1.982






Lucélia Santos intrepreta a vedete Luz del Fuego no filme que parte das lembranças do Senador João Gaspar interpretado por Walmor Chagas que conta a história da artista e  sua relação com a vedete dos anos 50 e 60.


CHICO XAVIER - 2.010






Dirigido por Daniel Filho, Chico Xavier foi visto por mais de 3 milhões de pessoas e conta a vida do médium que viveu 92 anos e psicografou mais de 400 livros.
Chico Xavier foi interpretado por Matheus Costa (1918-1922), Angelo Antonio (1931-1959) e Nelson Xavier (1969-1975).





MAUÁ - O IMPERADOR DO BRASIL - 1.999






Mais um filme biográfico de Sergio Resende e interpretado por Paulo Betti. O filme narra a infância, o enriquecimento e falência do Barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro.


MEU NOME NÃO É JHONNY - 2.008


Selton Mello faz João Estrela, traficante da Zona Sul do Rio. O longa tem a direção de Mauro Lima e é estrelado por Julia Lemmertz, Cléo Pires e Cassia Kiss que intepreta a juiza Marilena Soares.
Trilha sonora fantástica.



BEZERRA DE MENEZES, O DIÁRIO DE UM ESPÍRITO - 2.008




Vida de Bezzera de Menezes, o médico dos pobres, interpretado por Carlos Vereza.


BICHO DE SETE CABEÇAS - 2.001




Rodrigo Santoro interpreta jovem que foi internado pelos pais em sanatório por ter rodado com
um cigarro de maconha. A instituição psiquiátrica usava de meios torturosos e abusivos nos pacientes.
O filme teve grande repercussão nacional e internacional.


CHICO VIOLA NÃO MORREU - 1.955






Cinebiografia de Francisco Alves estrelada por Cyll Farney, Eva Vilma e Heloisa Helena


LEILA DINIZ - 1.987






Vida de Leila Diniz, atriz que morreu 27 anos no auge da carreira, vítima de acidente de avião.
O longa é dirigido por Luis Carlos Lacerda e Louise Cardoso fez a atriz. Carlos Ricceli estrelou Domingos de Oliveira.


NOEL ROSA - O POETA DO VILA - 2.006






Biografia do Poeta da Vila - Noel Rosa interpretado por Rafael Raposo e ainda tem no elenco Camila Pitanga, Paulo Cesar Pereio, Flavio Bauraqui (Ismael Silva), Supla (Mario Lago), Carol Bezerra (Araci de Almeida), Johnataan Hassengen (Cartola) entre outros.


QUEM MATOU PIXOTE? - 1.996




A história de Fernando Ramos da Silva, um moleque de rua que interpretou o sucesso nacional Pixote - lei do mais fraco e que acabou sendo assassinado por sua fama ter acabado.


ANCHIETA - JOSÉ DO BRASIL - 1.977






Paulo Cesar Saraceni dirige a biografia de Padre Anchieta interpretado por Ney Latorraca


O BANDIDO A LUZ VERMELHA - 1.968






Filme baseado na vida do criminoso José Aparecido da Costa, o Bandido da Luz Vermelha;
Estrelado por Paulo Vilaça, dirigido por Rogério Sganzerla com apenas 22 anos, o filme é considerado o mmaior representante do cinema marginal nacional.



CARLOTA JOAQUINA - PRINCESA DO BRASIL - 1.995




Marieta Severo interpreta com altíssima qualidade a Rainha Carlota Joaquina neste longa dirigido por Carla Camurati. O longa tem atuação impecável, também, de Marco Nanini como Dom João VI. 





CORISCO - O DIABO LOIRO - 1.969






História real do cangaceiro Corisco, parceiro de Lampião. Corisco é interpretado por Mauricio do Valle e Leila Diniz interpreta Dadá.


FELIZ ANO VELHO - 1.987




Com roteiro baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o longa retrata a vida do escritor antes e depois do acidente que o deixou paraplégico.


O HOMEM DO PAU BRASIL - 1.982




Vida de Osvald de Andrade, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade e estrelado por Flavio Galvão, Ítala Nandi, Regina Duarte, Dina Sfat, Grande Otelo entre outros


LAMPIÃO - O REI DO CANGAÇO 1.964




História de Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro mais famoso do Brasil, Lampião.  O longa é dirigido por Carlos Coimbra e Leonardo Villar faz Lampião.


LUCIO FLAVIO - O PASSAGEIRO DA AGONIA - 1.977






Dirigido por Hector Babenco, o longa conta a história de Lucio Flavio (Reginaldo Faria) famoso bandido e assaltante de bancos da década de 70.




MADAME SATÃ - 2.002








Estrelado por Lázaro Ramos, o filme conta a história do transformista Madame Satã, referência da cultura marginal do século XX. Malandro, artista, pai adotivo de sete filhos, homosexual e presidiário. 


TIRADENTES - 1.999




História de Tiradentes, interpretado por Humberto Martins que mostra um herói nacional não muito convencional. Um Tiradentes mulherengo e fatos controversos da Inconfidência Mineira. Destaque para oRodolfo Botino como Joaquim Silvério dos Reis


VILLA LOBOS - UMA VIDA DE PAIXÃO - 2.000








Marcos Palmeiras e Antonio Fagundes interpretam o maior maestro do Brasil Villa Lobos neste longa dirigido por Zelito Vianna.


XICA DA SILVA - 1.976



 Cáca Diegues dirige a história da vida da escrava Xica da Silva com Zezé Mota no papel principal e Walmor Chagas como o Comendador João Fernandes. Um dos grandes sucessos do cinema nacional de todos os tempos.


BRUNA SURFISTINHA - 2.011




Déborah Secco vive a prostituta Bruna Surfistinha. O filme é uma adaptação do best-seller O Doce Veneno do Escorpião - Diário de uma Garota de Programa. Sucesso total de público


2 comentários:

  1. Parabéns pelo post ajudou muito a minha publicação, dá uma sacada http://berguinhopunkoihc.blogspot.com.br/2012/11/cinema-nacional-e-filmes-biograficos.html

    ResponderExcluir
  2. Faltou Jean Charles com Selton Mello...e uma coisa, ô país pra só fazer biografia...'lamor dideus!!!!!!!
    Se não faz isso,conta história de alguém tipo Iracema,Tieta,Gabriela,...já deu né!
    Por isso que a Argentina dá-nos um banho com seus dois Oscares e esse de 2012 injustiçado pela Academia.

    ResponderExcluir