segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Nunca vi o torcedor do Galo assim


Imagem retirada do facebook de Diogo Oseliero


A torcida do futebol é muita coisa muito maluca. O sentimento é sempre no grau maior de intensidade, ou para amor ou raiva do time.

Após a derrota de ontem do XV de Jaú para a Francana no Zezinho Magalhães a paixão pelo Galo da Comarca aflorou por parte das pessoas que acompanham faz tempo o time.


Está impressionante ver o torcedor tão descontente no grupo do Facebook XV de Jaú

Eu acompanho o time mas esse pessoal acompanha muito mais. Eles vivem e vivenciam a vida do XV.


"O sonho de todo torcedor do XV é de poder vê-lo novamente disputando a primeira divisão, e isso pode ocorrer, só que somente em 2016, isso se o XV conseguir subir direto em todas divisões aparitr do ano que vem. É amigos, um dia ja fomos grande, um dia já colocamos medo em nossos adversários, um dia ja tivemos um time de futebol" 

Essa foi a frase de Rodrigo Richi que ainda  lembrou no grupo que a última vitória do time foi em 27 de março de 2.011 e de 33 jogos disputados o XV perdeu 23, empatou 9 e ganhou apenas 1 de lá prá cá. 

O jornalista do site do Globo Esporte Carlos Ferrari, jauense e um dos quinzeanos fervorosos após a derrrota de sábado convocou participantes e torcedores, políticos da cidade para se tomar uma atitude concreta para a mudança do Departamento de Futebol do XV.

"Acho que passou do limite para a gente fazer alguma coisa. Não podemos deixar o XV morrer assim, nas mãos de amadores! Ou iniciamos algo agora ou o clube vai fechar!!!

O jornalista vai mais além.

"Meta: lançar uma chapa da nova geração na próxima eleição, em novembro de 2012! Agora eu quero ver quem é quinzeano de verdade! Quem tem coragem de parar de falar e entrar de cabeça na história. A torcida do XV colocou a mão na massa para construir o Zezinho Magalhães, torcedor trabalhando como pintor, pedreiro, para ficar pronto. Agora, vai ser igual! A torcida vai fazer o XV renascer, tirando o clube da penumbra do amadorismo."

O torcedor Angelo Carvalho não isenta o presidente da má-fase mesmo com a nova direção ter dado uma sanada nas dívidas do clube. 

"O que falta ao Xv de Jaú é gestão profissional de futebol, Com o Zé Contrutor é só vontade e falta técnica, conhecimento, Não adianta ficar ostentando que ele é honesto e paga em dia, Isso é obrigagação de todos ser honesto e pagar as contas,-- eu já vi esse filme. Sou de Presidente Prudente e quando o time profissional do Corinthinha entrou na UTI - o ultimo presidente Tadashi Kurike vendeu o estadio e sumiu com o dinheiro e até hoje Prudente está orfão de futebol profissional...... vocês querem isso para o Xv de Jaú... ?"

  
Hamilton Chaves, proprietário do Guaraná 15 que até 2.011 era patrocinador do XV, resumiu com precisão a história do XV após o clube ter sido contestado no Grupo.


"O XV é considerado um time de tradição por alguns motivos: 

1º Ele consta como um dos clubes fundadores da Federação Paulista. 

2º Viveu um grande momento de 1952 a 1959 quando os jogos eram no Artur Simões. Os grandes penavam para vencer o XV aqui. O gramado ruim e a proximidade da torcida eram trunfos do galo. Esse período foi possível devido ao arrojo de Zezinho Magalhães, que colocou muitos bens pessoais pelo XV. 


3º Depois da queda, um período de energia muito forte começa no final dos anos 1960. Formado só por garotos de Jaú, o time vai disputando alguns campeonatos e o novo estádio vai sendo construído. 

Zezinho Magalhães, morre em 1969 mas a terraplenagem do estádio foi bancada por ele, às custas de um apartamento que tinha. 

Em 1976 o XV sobe e disputa bons campeonatos de 1977 até final dos anos 1980. Foram mais de 10 temporadas, muitas delas inesquecíveis para mim, como a de 1981 quando tínhamos um meio campo mágico e um ataque mortal. 

Time de 1.981 do XV de Jaú


Eram épocas em que revelavam jovens de Jaú e região para o futebol. 

Isso acabou. Hoje os pais são assediados e correm levar o filho para um time de porte maior ou pelo menos mais organizado. Do jeito que está hoje, ninguém deixa o filho no XV, infelizmente. "

Só para não esquecermos, o XV de Jaú revelou jogadores importantes para o Brasil. Dentre eles: Dino Sani, Sormani, Toninho, Marolla, Wilson Mano, Antonio Carlos Alfinete, Sonny Anderson, Andrei, Edmilson, França, Edu, Nilson, Daniel Marques, Ralf, Leandro Castan entre outros. 

A última vez que subimos foi em 1.995 com José Poy no comando. Disputamos o Paulistão de 1.996 mas caimos no mesmo ano. 

José Poy dirigindo o XV de cadeira de rodas em 1.995 (foto retirada do texto de Carlos Ferrari  na Globo Esporte.cok


Vindo de família de jornalistas que acompanhavam o XV por toda a vida, o publicitário Cesar Mantovanelli fez um video falando da fase atual do time. 


Com emoção e indignação, Cesar fala da fase e convoca os torcedores a fazerem depoimentos como o dele disponibilizando sua agência para a gravação do vídeo.

Veja o vídeo gravado por ele: 




A verdade é uma só, a fase é uma das piores já vistas em todos os tempos. É iminente e bem provável a queda para a B-1. As pessoas tratam a mudança não para agora. A maioria descarta um choque de atitude para este ano. Todos falam em mudança para o ano que vem. Este ano já foi.

A fase é tão ruim que até a própria história do XV foi contestada. E foi quase unânime, a culpa não é do XV (o XV tem história como discorreu Hamilton) e sim da sequência de diretorias equivocadas no decorrer de todos estes anos.

Mas uma coisa é certa  e está emblemática !! A torcida do Galo não quer o XV morto, não quer fechar as portas do Zezinho Magalhães.



Eles querem ir  para cima e virar a mesa, no bom sentido e para melhor. 

Eu nunca vi o torcedor do XV assim... Algo vai acontecer, vocês podem ter certeza

Nenhum comentário:

Postar um comentário