quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O que vale mais, um belo título ou uma bela base?

O que vale mais para um clube de futebol? 

Ganhar a Taça São Paulo, revelar jogadores que dão continuidade da sua carreira no clube e no país ou trabalhar a base como se deve trabalhar?

A Taça  São Paulo foi criada em 1.969 e a iniciativa era fazer os moleques jogarem bola e o clube revelar jogador. É claro que o título é importante, mas as vezes você ganha e não revela ninguém para o futuro do clube e o zagueiro que caiu nas oitavas, ou atacante vice-campeão e assim vai, acaba dando certo. 

Por exemplo, jogadores como Dida, Cafu, Falcão, Casagrande, Rai, Robinho, Rivaldo, Cerezo, Polozzy, Neymar, Ganso, Fred, Vagner Love disputaram a Copa mas não ganharam e claro que jogadores que foram para seleção brasileira ganharam a Copa como: Rogério Ceni, Dener, Edinho, Junior Baiano, Djalminha, Paulo Nunes, Marcelinho Carioca, Lucas do São Paulo, Edu e Julio Cesar do Corinthians.

 O Corinthians foi campeão e o jogador que fez dois gols acabou de chegar no clube vindo, por ironia, do Fluminense. Não é da base do Timão. 

Mas mais importante de se fazer uma Copa de 2.014 ou ganhar um título da Taça São Paulo, as pessoas envolvidas no futebol tem discutir a base do futebol com afinco.

Tratar a molecada com dignidade. E dignidade não é dar  luxo demais que nem Cotia. É dar qualificação profissional para o atleta. 

Mas  mais do que tudo, o dirigente da base tem que se preocupar na formação educacional e moral dos meninos.
  
As pessoas que vivem do futebol  tem que formar o caráter do atleta, formar homens, não produtos de exportação em série para encher o bolso do cartola e do empresário.

Tudo tem a sua etapa na vida e  corintianos, comemorem o título mas fiquem de olho na base do Timão que está largada como a base da maioria do país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário