segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Morea no Blog do Moraes



O nosso amigo Cristian Lucas está com um projeto fantástico. O Morea - Movimento de Reciclagem dos Esportes de Ação.

A princípio, ele vai trabalhar para viabilizar a reciclagem dos resíduos gerados pela indústria do surf e a idéia é expandir para outros esportes.

"Depois do surf, vai ser o skate... e ai vamos para o interior movimentar a galera" explica Cristian.

O link do site é www.morea.com.br

Uma palhinha do conteúdo aqui:

O QUE É?







Esporte é vida. Ponto.

A frase é perfeita. Os esportistas sabem disso. Mais ainda quem pratica esportes de ação. Pra você, superar limites é mais que um slogan. É filosofia pura. Não aquela filosofia platônica, aquele papo do “poderia ser”. Pra você é real.

Esporte é vida. Mas quer saber? A frase foi perfeita. Foi. Com o crescimento de adeptos, os esportes de ação se desenvolveram em todo o mundo. Canais especializados foram criados, mais programas produzidos, campeonatos organizados, mais marcas e lojas especializadas apareceram. Com essa galera toda, chegou a hora da frase ser repontuada para que ganhe a amplitude que melhor represente nossos tempos. Tiramos o ponto, metemos-lhe uma vírgula e acrescentamos uma pergunta: esporte é vida, mas e as sobras?

Me diz: o que é feito com o material que sobra da fabricação do seu equipamento? O que é feito com o equipamento usado que é jogado fora? O que é feito com as sobras do seu esporte?
Com o crescimento do mercado aumentou-se a fabricação de equipamentos com utilização de matéria prima bem pouco ecológica, gerando uma enorme quantidade de resíduos não biodegradáveis – e muitas vezes tóxicos. Os altos custos de reciclagem e correto descarte normalmente inviabilizam processos ideais para a melhor destinação desses resíduos, causando um problema de saúde pública. Um problema que ainda está invisível aos olhos de muitos, mas não de todos.

MOREA, ao pé da letra, quer dizer Movimento de Reciclagem dos Esportes de Ação.
Ao pé da letra é isso: vamos trabalhar para que esses resíduos sejam reaproveitados com responsabilidade ou descartados de maneira correta. E contamos com sua participação!!!
Mas se você olhar mais de perto, vai ver mais que uma marca, um nome e uma missão ecológica.

Pois MOREA é um movimento seu. Como um aéreo que você quer dar mas que nunca soube como, ou feito aquela onda que você acha que só se forma em seus sonhos, ou aquela manobra que você imaginou e sempre soube ser possível mas… como executá-la?
Pronto, tá na sua frente. Chegou a hora de reescrever a história.

Com o MOREA, nós podemos construir algo jamais visto no mundo, algo novo, algo revolucionário, algo que sempre esteve em você e que vai começar aqui.



NO SURF








“Vamos acabar com o resíduo de blocos de prancha de surf no Brasil”
A toxidade existente nos materiais usados na fabricação de pranchas de surf não é novidade. Poliuretano, resina epoxy, resina de poliester, e outros compostos causam inúmeros problemas, já plenamente diagnosticados ou não, para a saúde das pessoas.
Chamados por nós de “ALMA”, esses equipamentos são essenciais para a prática do surf, criando assim um ciclo poluente altamente perigoso via crescimento da indústria do setor.

O que está rolando?
O curioso é que o surf é um esporte totalmente ligado à natureza e seus atletas e praticantes estão frequentemente vinculados a defesa de um planeta mais saudável. Porém, na realidade, cuidar apenas da limpeza e preservação das praias e de um dia-a-dia saudável, tornou-se pouco diante desse cenário caótico que encontramos na fabricação de pranchas.
Há uma evidente necessidade de pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e novos métodos de produção, focados numa indústria sustentável. Mas hoje esse ainda é o caminho mais longo e nós não podemos mais ignorar o que o Surf está gerando de resíduo na fabricação dos seus equipamentos.

Estamos começando a revolução. Chega de ficar só olhando!
Vamos iniciar uma nova etapa na história do surf brasileiro, abrindo a possibilidade de uma via alternativa de reutilização e reciclagem. Uma via alternativa que, com a sua participação, poderá se tornar o caminho trilhado pela maioria.
 É urgente a necessidade da indústria alinhar suas práticas ao conceito de logística reversa – Berço ao Berço, onde o resíduo se torna matéria prima e os equipamentos usados, ainda em bom estado, são reutilizados.

Com a campanha “Surf sem resíduo”, o MOREA abre essa via alternativa, numa iniciativa que visa promover e viabilizar, como primeiro projeto, a logística para a reciclagem do resíduo de poliuretano e EPS gerado na cadeia de produção de pranchas.


fonte: www.morea.com.br 


Olha quem aprova a idéia...



Mais para frente bateremos um bate-papo mais completo com Cristian Lucas!!!

Vida longa ao Morea!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário