quinta-feira, 14 de abril de 2011

Chico Anísio 80




Ontem, um dos maiores artistas do mundo de todos os tempos fez 80 anos - Chico Anysio.

Desde 1.957 na ativa, Chico Anísio é ator, humorista, dublador, ator, escritor e pintor.

Quem no mundo teve mais de 200 personagens como Chico Anysio? Difícil de achar..

Além dos quadros inesquecíveis de Painho, Alberto Roberto, Coalhada, Pantaleão, Salomé, entre outros, Chico era um grande ator. Vi ele atuando no filme Tieta de Cacá Diegues como pai da protagonista e é impressionante a atuação.

Depois de mais de 90 dias internado, Chico Anysio se recupera e se der tudo certo terá a sua personagem Salomé no Zorra Total em quadro que conversa com a presidenta Dilma

Vida longa a Chico Anysio !!!



                                                        PERSONAGENS INESQUECÍVEIS


                                                                ALBERTO ROBERTO

                                            "Não garavo!"   "Eu sou um símbalo sescual."

                                                     

                                                                        AZAMBUJA 
 
"Tô contigo e não abro!"
"Arrebenta a boca do balão!"
"Tá danado, tá danado…!"

BAIANO E OS NOVOS CAETANOS



BENTO CARNEIRO
"Bento Carneiro, vampiro brasileiro… pzztt!"
                                                  "Tomou, papudo?""Não creu neu, se finouce."
                                                              "Minha vingança sará malígrina!"                                             

                                                                        BOZÓ
                                                        "Eu-eu trabalho na Globo, tá legal!?"

                                                               


                                                                  BRUCE KANE
                                           "Fui claro!!?"Eu sou Bruce Kane, de Cincinatti, Ohio!"            
                                                               
                                                                CANAVIEIRA
"Povo de Chico City!
Palavras são palavras, nada mais que palavras"

                                             
                                                              CASCATA
                                                                    "Meu garoto!"


                                                                       COALHADA
                        "Mas hein!?" "Depois eles dizem que o Coalhada é isso, que o Coalhada é aquilo…                                                                    
                                                          

                                                          CORONEL LIMOEIRO
                               "Maria Tereeeeza! Isso me ama, isso me ama. As pessoas dizem que ela se casou comigo    porque eu tenho dinheiro, mas não… Isso me ama!"




                                                                      GASTAO
                                         "Pão duro, não! Eu sou controlado."Quer poupar, popa!"                                                             
                                                      HAROLDO
                                              "Pára com isso! Eu sou Haroldo, o hétero machão"
                                                  "Agora sou hétero. Mordo você todinha!"

                                                                          JOVEM
"Pô, mãe! Eu sou jovem!"
"Vai ficar com cara de bundão, ó, ó!"
"Jovem é outro papo!"

JUSTO VERÍSSIMO
"Tenho horror a pobre!"
"Quero que pobre se exploda!"

NAZARENO
"Ca-la-da! Senta aí!"
"Isso não é mulher…"
"Eu estava de porre, naquele tempo eu bebia…"
"Tanta gente é e não sabe. Eu doido pra ser e não consigo!"
"Tá com pena? Leva pra você!"
"Vai dizer que você não trocava?!"

PAINHO
"Afffe! Eu tô morta!"
"Eu sou doooido por essa neguinha."

PANTALEÃO
"É mentira, Terta?"
"Pois bom, numa ocasião em 1927…"  



POPÓ
"Você é idiota! Você é iiidiota!"

PROFESSOR RAIMUNDO
"E o salário, ó!"
"Vai comendo, Raimundo…"
"É vapt-vupt!"



SILVA
"Safadim, safadim… bunitim!"
"Vamo cumê uma panelada lá na casa de Cheiroso?"

ROBERVAL TAYLOR
"Roberval… Tayyylorrr…"

TIM TONES
 
"Podem correr a sacolinha…"
"Que a paz de Tim Tones esteja em todos os lares.

SALOMÉ
"Barbaridade, tchê!"

TAVAREZ
"Sou! Mas… quem não é?"
"Business é business."


CHICO TOTAL






                                           

2 comentários:

  1. Adoro CHICO ANISIO,acompanhei sua luta pela vida,pedi bastante a Deus que o ajudasse a sair daquela dificuldade e o trouxesse de novo para a batalha e podermos sorrir com seus papéis;Dito e feito DEUS me atendeu e hoje agradeço muito!!!!Ah! Parabéns pelo aniversário conosco muitos anos de vida vida com muita saúde!!!!!!!! BEIJOSSSSS!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ABENÇOADO SEJA VOCÊ E SUA PÁGINA PRECIOSA, IRMÃO!

    Chico Anysio — o Homem Múltiplo

    por Ernesto Ribeiro

    Sabe o que tornava Chico Anysio um artista único?

    Não foi só o fato dele ter criado 209 personagens. Ou de ter sido pioneiro na comédia stand-up quando isso nem tinha nome lá fora. Ou mesmo de ter inventado e reinventado o formato de humorístico na TV não só uma, mas várias vezes, evoluindo e crescendo a cada década mais forte. Não.

    Todo humorista cria somente UM tipo para si mesmo, e o repete ad nauseum. Tudo o mais são variações sobre o mesmo tema. Renato Aragão é sempre Didi Mocó. Charles Chaplin era sempre Carlitos. Groucho Marx era o intelectual sarcástico. O Gordo e o Magro, os Três Patetas, os Irmãos Marx, os Trapalhões... é sempre o mesmo filme.

    Chico Anysio foi a ÚNICA exceção.

    Ele foi o melhor ator que o Brasil já teve, um dos melhores atores do mundo em todos os tempos, o Marlon Brando do humor: aquele que desaparece dentro do personagem — cada um deles com uma personalidade sólida, inconfundível, e uma vida própria em que um não tinha nada a ver com o outro. Quando você olha para a Lady Salomé, ou o Justo Veríssimo, o professor Raimundo, o bon vivant Tavares, o jogador Coalhada, o malandro Azambuja, Tim Tones, Pantaleão, o Popó ou o Véio Zuza, em algum deles você vê o Chico?

    O único possível rival em inteligência, versatilidade e talento foi o bom e velho Jô Soares. Lembra daquela piada no quadro dos dois coronéis? Toda terça, o Jô visitava o programa do Chico, e vice-versa na quinta. Um querendo matar o outro, usando o capanga pra armar uma cilada no mato da fazenda, mas fingindo ser cortês... De matar de rir.

    "Awesome!", diziam os gringos que sacavam português ao assisti-lo no show histórico lotado no Carnegie Hall em Nova York, em 1981. A gringalhada aplaudiu de pé. Nunca se viu algo tão impressionante desde... bem, desde que Tom Jobim apresentou a Bossa Nova aos americanos naquele mesmo teatro, duas décadas antes.

    Nunca houve um humorista como Chico Anysio, nem no Brasil nem em outro planeta. E jamais haverá. Aquele homem era super: tinha uma fórmula de genialidade que se multiplicava dentro dele e que não dividia com mais ninguém. Um gênio não se duplica.

    Quem teve a felicidade de assisti-lo ao vivo ou nas suas melhores décadas na TV (e toda a carreira de Chico Anysio foi um imenso apogeu, se prolongando por meio século) sabe o que nós perdemos na semana passada. Acabou: a última chama de inteligência (no caso dele, um incêndio vivo) e talento original no humor brasileiro se apagou. Sem deixar herdeiros.

    É por isso que, quando vejo na imprensa essa discussão bizantina sobre "qual o legado do humorista?" eu respondo: "Pergunta idiota. Como se o dom de CRIAR fosse algo que pudessem encaixotar num testamento e guardar de herança. Nem adianta tentar seguir o exemplo. Se fosse assim, já teríamos frutos de Chico Anysio desde os anos 60. Nem o Jô Soares chegou perto. Tanto que o gordo desistiu e foi trabalhar em outro emprego, copiando o Johnny Carson como apresentador de talk show. Ambos foram espertos o bastante para saber tirar o time de campo na hora certa. Mesmo a mera inspiração ou a influência jamais podem ser legados, baby."
    Aquele homem tinha mais de 200 cérebros.


    Chico Anysio
    (1931-2012)
    O Melhor Humorista do Mundo


    Agora me dá licença que eu vou chorar.

    ResponderExcluir