quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Luiz Villaça e a ditadura

Deu no Uol Cinema que o cineasta Luiz Villaça e a atriz Denise Fraga emplacarão outra parceria. Após o longa Por trás do Pano (1999) e Cristina quer Casar (2.003), além do Retrato Falado na TV, quadro do Fantástico, a dupla volta com o filme sobre a ditadura milita “Primavera Num Espelho Partido”, baseado no livro homônimo do uruguaio Mario Benedetti (1920-2009).

Segundo o próprio diretor o longa é um filme que fala do efeito da ditadura dentro da casa das pessoas.  O romance centra-se na figura de um guerrilheiro que vai preso e em sua mulher, que é obrigada a mudar de país em companhia do sogro.

“Eu incluí o Brasil na história, por exemplo. O período sombrio das ditaduras militares é bem parecido em toda a América Latina. Não pretendo falar da tortura e torturadores, mas daqueles que foram torturados, das famílias que foram destruídas. Será como levantar os telhados e olhar dentro das casas”.

Lembro aqui que a atriz Denise Fraga fez uma mulher torturada na mini-série Queridos Amigos. A atuação tanto dela, como sua mãe na série, Fernanda Montenegro foi um dos pontos altos da mini-série que acabou tendo relativo sucesso

Falando nisso, cito abaixo alguns filmes e séries sobrea ditadura que assisti:
                                           
                                               Zuzu Angel

Zuzu Angel, por exemplo, é um filme emblemático. Estrelado por Patrícia Pillar, ela interpreta a estilista Zuzu que perde o filho pelos militares. A luta dela é achar o corpo do filho para dar um enterro digno a ele. Zuzu trava uma luta contra os militares e acaba sendo assassinada também. O filme acaba com a música que Chico Buarque fez para ela chamada Angélica. A música retrata bem a luta de Zuzu - " Quem é essa mulher, que canta sempre esse estribilho? Só queria embalar meu filho, Que mora na escuridão do mar".


O Ano em que meus pais sairam de férias foi um dos melhores filmes do cinema nacional que assisti. Com direção e roteiro de Cao Hamburger, o filme retrata a história de um moleque que é filho de perseguidos políticos da ditadura e que vai morar com seu avô. O avô falece e ele começa a conviver com um judeu solitário. O moleque alterna alegria com os jogos da seleção de 70 e a tristeza da saudade dos pais.



O que é isso companheiro concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e retrata a história do livro homônimo de Fernando Gabeira. Fantástico



Cabra Cega foi um dos filmes mais tensos do gênero que vi.


Indico aqui o filme Os Desafinados. O enredo do filme não é sobre a ditadura mas ela interfere diretamente na história. Tanto a ditadura militar brasileira como a argentina.



Aproveitamos para indicar a mini-série Anos Rebeldes que mesmo com uma visão vênus-platinada, ela retrata muito bem a época de chumbo brasileira.
A cena mais chocante é quando a personagem de Claudia Abreu (Heloísa) é torturada e o pai, financiador do golpe militar, não acredita veêmentemente. Daí, ela fica nua na frente do pai e mostra todas as marcas no corpo da tortura que sofrera dias antes. A cara complexada do pai, José Wilker, é de arrepiar. 

Aliás, a série já está saiu em DVD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário