segunda-feira, 19 de abril de 2010

99º - ROLLING STONES BRASIL

Conforme prometido, semanalmente falaremos dos 100 maiores discos do Brasil, eleição feito por críticos de músicos da revista Rolling Stone, edição Brasil.

A semana é a vez do Revoluções Por Minuto do RPM

99º - REVOLUÇÕES POR MINUTO - RPM



No mesmo disco, Rádio Pirata, Olhar 43, Revoluções por Minuto, Cruz e a Espada, Loura Gelada. As composições era basicamente de Paulo Ricardo e Luis Schiavon (agora faz parte da banda do Faustão)

No mês de maio chega às lojas Revoluções Por Minuto. O misto de paixão platônica e pretensa declaração de amor de "Olhar 43" emplaca nas rádios e abre caminho para que outras faixas, mais politizadas e/ou conceituais, façam o mesmo. As faixas do disco tratam também de temas como política internacional e transformações sócio-econômicas. As músicas são marcadas pela forte presença da bateria eletrônica e pelo clima soturno dos arranjos de Luiz Schiavon. O sucesso do álbum é tanto que o RPM emplaca rapidamente uma seqüência de hits no rádio (oito entre as onze faixas do álbum) e chega à marca de 100.000 LPs vendidos (disco de ouro). Revoluções por Minuto chegou a vender 300 mil cópias.


Esse disco, junto com o Nós Vamos Invadir Sua Praia (Ultraje) e com o Mamonas Assasinas é um dos discos em que além de ganhar os adolescentes e adultos, a criançada adorava esses vinis.

Lembro-me tão bem que fui na festa a fantasia do saudoso Pedrinho Simões em 1986, com dez anos completados e sem exagero nenhum, só tocava músicas do RPM. A festa inteirinha.

Depois a banda não segurou a onda e acabou dando vários tiros nágua..

Nenhum comentário:

Postar um comentário