segunda-feira, 1 de março de 2010

Vambora




"Em 2.005, quando a Vambora estreou no palco do General, a cidade não conhecia Clube do Balanço, Funk Como Le Gusta, Paula Lima, Seu Jorge e músicas lado B do próprio Jorge Ben. De lá prá cá, a Vambora transformou as músicas desses artistas em hits " (trecho tirado do texto do site do General bar)




Me lembro tão bem da estréia do Vambora no General. Foi em janeiro de 2.005 em uma dobrada juntamente com a banda Matahare.

No domingo após o show, fomos para o João Guerino (atual Jahu Pub) e sentei numa mesa grande de amigas. Daí perguntei o que elas tinham achado do show da Vambora. As meninas viraram pra mim e falaram - Achamos legal mas muita música própria.!

Mas na verdade, a banda tinha tocado apenas uma própria, o restante eram sons do Clube do Balanço, Funk como Le Gusta, músicas desconhecidas do Jorge Benjor (Paz e Arroz) e do próprio Seu Jorge.

Em outubro de 2.004, no show de lançamento do Subindo a Ladeira, o grande Carlinhos VHS me perguntou que som era esse (tava rolando Paz e Arroz) eu virei e disse - Deve ser música deles..

Passado cinco anos da estréia, a banda caiu na graça e o que eram músicas desconhecidas, viraram sucessos da boca da galera. 16 Toneladas, Paz e Arroz, Saudade de Jackson do Padeiro, Mané João, Zamba bem, Meu Guarda Chuva são músicas frequentes nos bares da cidade e nos rádios dos carros.

A Vambora consolidou o gênero na cidade tanto que o próprio General trouxe outras bandas de samba-rock como Farufyno, Sambasoul, Opalas, Sambasonics, a Cult promoveu o Fino da Bola e Segura Nega e dessa influência, na cidade surgiu o Biscoito Fino, liderado por Paulinho Boza e que se apresenta no Jahu Pub.

Ponto pros maluco da Vambora que se apresentarão no General, sábado agora !!

obs: as duas fotos são da estréia da Vambora no Gene!

Um comentário: